terça-feira, 4 de setembro de 2012

5 lugares "desconhecidos" para se conhecer

E o penúltimo lugar "desconhecido", é a cidade:
Alto Paraíso - Goiás. 

História: Os primeiros registros de ocupação humana na região são de tribos indígenas como os Cayapós, os Xavantes e os Guayazes. Depois vieram os bandeirantes em busca de minas de ouro e escravos foragidos, dando início ao ciclo da mineração nos arredores da região da Chapada dos Veadeiros, que levou ao surgimento de Cavalcante em 1740.  Nessa época, Alto Paraíso de Goiás (que ainda não levava este nome e muito menos era um município) chamava-se Veadeiros e pertencia a Cavalcante. O local consistia em uma fazenda, fundada por Francisco de Almeida em um pequeno núcleo de colonização. Este nome foi dado por causa do alto número de veados na região.


Em 1953, através de alianças políticas, chega a emancipação de Veadeiros, que desliga-se de Cavalcante e sobe à categoria de município. Dez anos depois, Veadeiros recebe seu novo nome: Alto Paraíso de Goiás.
Alto Paraíso de Goiás é um município do Nordeste Goiano, localizado na Chapada dos Veadeiros, junto as outras quatro cidades: Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João D'Aliança.

É reconhecida por seu valioso santuário ecológico, fauna e flora típicas da vegetação predominante, o Cerrado. Considerada um patrimônio natural mundial, pela UNESCO. Atrai turistas do mundo inteiro. Desde aqueles que buscam descanso em meio às belezas naturais e tranqüilidade junto ao astral mástico que envolve a cidade, até os que estão atrás de aventuras radicais em interação com a natureza.


Só digo uma coisa: Tô encantada com esse lugar e claro, pela natureza que nela está. Já coloquei na minha lista de "Lugares para conhecer" e vocês?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...