quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mapa da Mina - Um Dia

Um Dia - David Nicholls

"15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. 
Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?
 Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente."

 Não precisei de muito para me apaixonar por Um Dia. Vi que Anne ia participar do filme e estava preocupada com a opinião dos fãs do livro e cismei que precisava ler o livro antes de assistir o filme. Posso dizer que ele se tornou um dos meus livros favoritos e o melhor que li esse ano. Há muito tempo um livro não me tocava, como fui tocada por Um Dia.
 Um Dia conta a história de dois amigos, Dex e Em, Em e Dex. Dexter e Emma passam juntos a noite depois da formatura em 15 de julho de 1988 e ambos sabem que no dia seguinte irão trilhar caminhos totalmente diferentes. Porém, mesmo depois de apenas um dia, descobrem que não conseguem parar de pensar um no outro. Ainda assim, seguem seus caminhos, isoladamente, conversando através de cartas, postais e telefonemas que nos presenteiam com diálogos inteligentes e cativantes.
 Dex e Em, Em e Dex se tornam uma espécie de melhores amigos, sem deixar aquele clima de amor/paixão de lado. É um relacionamento bonito, sincero, com altos e baixos onde ambos compartilham suas vidas em todos os aspectos. A cada capítulo é evidente o amadurecimento dos dois e o autor constrói isso de forma simples, porém brilhante.
 São personagens tão reais, que facilmente nos identificamos ou identificamos alguém que passa ou passou por situação ou estado semelhante. São pessoas que erram e acertam, depois erram ainda mais e encontram o caminho certo outra vez.
 É  justamente esse balde de realidade na vida de ambos, que torna toda a narrativa especial. É impossível não ficar o livro todo torcendo e esperando pelos clichês e se deparando com nada menos que a crua realidade da vida que não se pode negar. Nisso e na beleza dos momentos que narra com muita qualidade, Nicholls me ganhou completamente.
 Pense em um livro que te faz pensar por horas e horas depois que você o termina.
 Pense em um livro que faz com que você olhe para a própria vida e sinta-se inspirado a mudar. A melhorar. A não perder tempo e a dizer aquilo que sente quando sente, porque nunca se sabe como será o dia de amanhã.

Já leram o livro? Viram o filme? O que acharam?! Deixem seus comentários!



Um comentário:

  1. Tenho vontade de ler esse livro, mas to lendo dois agora (vish), e ainda tenho outros na fila... mas com certeza vou ler *-*

    / maseusoumeiga.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...