segunda-feira, 23 de abril de 2012

Papo de Blogueira - 3º Ano


Raíssa Hully diz: Então meninas, estamos no ultimo ano escolar!! Como vocês "encaram" o 3º ano? Como fim ou começo?  Mônica Cruz diz: Acho que é o fim de uma fase que com certeza, vai marcar de muitas maneiras e inicio de outra, que é completamente incerta.  Amanda Beraldo diz: Bom, eu acho que é o começo... já estamos sentindo na pele um pouquinho do que vai ser daqui pra frente. Acho que seria o começo de uma vida nova, entendem? Mas também o fim... porque vamos deixar pra trás, de certa forma, "uma criança". É a forma de enxergar que estamos nos tornando adultos. R: Acho que é bem isso, estamos fechando um ciclo. Estamos deixando de lado uma rotina que nos acompanhou por mais de 10 anos!! A rotina, os professores e amigos de sempre. E também estamos começando um novo ciclo. E talvez seja esse nosso maior medo. E o que vai ser mais difícil de abrir mão?!   M: A convivência com os amigos que me acompanharam por quase 10 anos. A "irresponsabilidade" de algumas vezes. De certa forma é difícil abrir mão de tudo né. É uma rotina de anos e anos.  R: Pra mim, a convivência diária. Saber que depois do final de semana, vamos estar todos juntos, rindo, compartilhando tudo. Afinal, qual a chance de nos juntarmos outra vez?  A: Acho que o mais difícil vai ser aprender a se tornar responsável, aprender a administrar a liberdade que vamos ter... sair se baixo das asas da mamãe.   R: Sem duvida! As cobranças já começaram com tudo! Perdi a conta que quantas vezes tive que responder que curso eu vou fazer, se estou estudando e me esforçando... O vestibular acaba se tornando uma responsabilidade ainda maior que terminar o 3º em si.   M: Com certeza!  A: Nossa! Fora a pressão que você exerce sobre si mesma: estuda garota, vai... isso não é o suficiente. Chega a ser angustiante esse período pré-vestibular.   M: É aquela história: terminar o 3º, fazer vestibular e passar SUPER bem né.   A: É isso mesmo! Dá uma sensação de que ainda não estamos prontas pra tomar uma decisão tão importante assim...   R: Temos que passar, temos que dar exemplo. Junto com o ''ser concluintes'' vem uma carga enorme! Muito difícil consegui sair dessa ileso!  A: Vocês já chegaram a procurar algum profissional pra orientar vocês? Ou sei la, procurar um meio de esvair todo o estresse e pressão? R: Acabo dividindo tudo com minhas amigas e com minha mãe. Acho fundamental ter alguem que possa ter orientar ou simplesmente ti escutar, sabe? Alguém que ti diga que você não precisa levar o mundo nas costas.  M: Bem isso. Acho que é nesse momento que a minha mãe se torna ainda mais fundamental.  A: Também estou nessa! Minha mãe tá sendo mais presente do que nunca agora.  R: E as expectativas de vocês pra esse ano? Quais são?!  A: Não sei bem, tento as deixar em uma balança pra equilibrar... mas é difícil, quero muito, muito, muito ser aprovada e as vezes tenho convicção de que vou mas aí vem a aquela pontinha de razão e insegurança que te puxa um pouquinho pra baixo, sabe? Então fica nisso.  M: Bem isso. Vem aquela insegurança do tipo: tô estudando, mas será que é o suficiente? Será que não tá sendo demais e tô esquecendo do resto?  R: O que eu mais quero, sem duvidas, é terminar com aquela certeza que eu fiz meu melhor.  M: Vou conseguir passar bem e superar as minhas expectativas? Ou não.  R: Independente do resultado, quero terminar meu ultimo ano escolar bem comigo, com meus estudos. Não quero ficar nessa pilha, de ter que agradar aos outros e acabar me deixando de lado.  A: O pior é que eu to nessa pilha... sinto que tenho que dar orgulho pros meus pais sabe e as vezes acabo esquecendo de mim. Ai.  R: Você não é a única. Mas acho que se formos muito por aí, aí enlouquecemos!! M: É isso ai. Queremos ser o orgulho deles, mas não podemos esquecer de nós mesmas.  R: E o que vocês diriam pra quem tá no mesmo barco que a gente?  M: Calma. Muita calma! Em primeiro lugar tem que pensar no quê você quer, sabe? Nas suas vontades e desejos, no quê você realmente espera pro seu futuro. Sem pensar demais nos outros e nas expectativas que eles colocam em cima de ti.  A: Isso. Calma é o principal! Mas acreditem em si mesmos sempre. Se vocês querem algo que é difícil tem que se dedicar ainda mais mas com muita esperança. Não se cobrem tanto mas continuem se cobrando. E se abram com os amigos e a família que faz extremamente bem!  M: Acreditar em si mesma, é fundamental. Ter uma boa base familiar e amigos que possam te ajudar nesses momentos, também.   R: Acho que vale a máxima ''Foco, força e fé''. Saiba o que quer e siga naquilo. E não se deixe desmoronar, por nada nem ninguém! E aproveita, porque você certamente vai sentir falta de toda essa loucura depois!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...