terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

9 dicas para organizar os estudos em ano de vestibular

Minhas aulas ainda nem começaram (começam dia 29 e sim, eu já estou com saudade das férias) e eu, já estou pensando no vestibular.
Pretendo fazer jornalismo e mais tarde, quem sabe, letras. E bom, eu sempre fico nervosa e enlouqueço muito antes, né?
Então, para vocês que assim como eu, prestam vestibular esse ano, aqui vão as 9 dicas para organizar os estudos em ano de vestibular:

A primeira medida que devemos fazer, é montar um cronograma diário de estudos. Faça uma tabela dividindo a semana de segunda-feira a domingo e coloque os horários de aula, estudo e descanso.
Mas, também é preciso descansar né? O ideal é que estudemos até as 21h45 e estejamos na cama, às 22h para que tenhamos um sono tranquilo. 
Agora, as 9 dicas:

Aula dada é aula estudadaA dica é estudar sempre a aula que teve no dia. Após as aulas, é necessário que estudemos as matérias que tivemos. Não deixe nenhuma matéria para depois.

Estude até o começo da noite: Para quem vai à aula ou cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até as 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.

Estude de segunda a sábado: O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso.

Não deixe de fazer redações: Tente escrever uma redação por semana. Você pode pedir, para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos. 

Resolva provas de vestibulares antigos: A partir do segundo semestre, os estudantes podem, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.

Revise o conteúdo perto dos vestibulares: A revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas.

Simulados o dia da prova: O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante treina a situação da prova.

O ato de estudar é solitário: O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas.

Mantenha uma atividade física regular: É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos.

                                                                                               Fonte: Guia do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...